PERFIL DA PEDAGOGA E DO PEDAGOGO
• Capacidade de buscar uma formação científica geral e específica aliada a uma capacidade de análise que permita unir dialeticamente teoria e prática, embasada em informações e conhecimentos sobre as diferenças individuais e a natureza sócio-econômica, histórica, cultural, étnica e política da realidade mundial que 31 envolve a luta de classes.
• Capacidade de atuar nas diferentes dimensões do processo pedagógico (pesquisa, gestão e ensino) relativas à diversidade humana, inclusive de pessoas com necessidades especiais.
• Capacidade de compreender caminhos adequados para resoluções de problemas, de forma crítica, responsável e sensível ao enfrentamento de situações concretas, aos saberes das maiorias oprimidas, construindo-se como verdadeiros animadores sociais;
• Habilidades para pesquisa compreendendo-a como princípio do processo formativo, articulando ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica e social;
• A consciência de ser educador-educando tendo o processo dialógico como princípio educativo na perspectiva de articular a vida, o trabalho e a cultura da comunidade ao processo educativo;
• Capacidade para dominar processos comunicativos, estabelecer diálogos entre as áreas educacionais e demais áreas do conhecimento;
• Capacidade de desenvolver metodologias, tecnologias e materiais pedagógicos adequados às práticas educativas;
• Capacidade de articular a gestão democrática, na organização do trabalho escolar, no planejamento, na execução e avaliação de propostas pedagógicas na escola e nos sistemas educacionais;
• Capacidade de compreender a realidade histórica, econômica, política e social, sendo capaz de atuar como agente de transformação;
• Senso ético e capacidade para o trabalho coletivo;
• Habilidade de interagir com o meio local e regional e sobre ele atuar numa perspectiva projetiva e de pesquisa que contribua para o desenvolvimento humano, sócio-econômico e cultural da população amazônica, especialmente defendendo as maiorias marginalizadas;
• Sensibilidade e compromisso com a defesa do meio ambiente, da biodiversidade e da soberania da Amazônia;
• Ser lutadores/as na defesa da educação de qualidade como direito humano a ser oferecido pelo Estado a todos e todas e em todos os níveis.