Relação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Rolim de Moura:
Profa. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Bandeiras, cantorias e passos: espacialidades vividas pelas folias de reis no Vale do Guaporé (2015 - Atual)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por propósito compreender as espacialidades vividas pelos grupos de folias de reis no Vale do Guaporé. Ao longo dos anos, o que temos assistido por essas plagas é a essência dos reisados, vivenciada por seus devotos, homens e mulheres de várias etnias, idades, culturas, classes sociais e religiões. Diferentemente, da suntuosidade das companhias de foliões que existem em outros estados do país, os elementos simbólicos ausentes, nos grupos de foliões guaporeanos, revelam a essência dessa manifestação de caráter profano e religioso, sem os quais não existiriam folias de reis em nenhum lugar do Brasil. Para corroborar nossa tese partimos do pressuposto dos grupos de foliões como portadores de culturas desviantes (SANTOS SILVA, 2014), práticas e sonhos que se materializam fora da lógica do capital, mas se organizam em função das trocas simbólicas do dar e receber as oferendas. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos os procedimentos metodológicos da história oral temática, (MEHY e HOLANDA, 2011), os quais consideram as narrativas como elementos constituintes dos sujeitos que não tiveram como garantir o registro de suas histórias, senão por meio de suas falas, do saber fazer e do viver as religiosidades. Consideramos que cabe a universidade a aplicabilidade de projetos de pesquisa que sejam capazes de diagnosticar, analisar e interpretar as diversas manifestações culturais e religiosas, a fim de valorizar as espacialidades amazônicas, vividas pela sua gente que por meio do uso e apropriação espacial constroem a história da Amazônia.
Integrantes: Avacir Gomes dos Santos Silva - Coordenador / Ayla Dutra Rangel - Integrante / Cassia Regina de Lima Beijo - Integrante / Fáguida Eller Sipe - Integrante / Rosilda França Lima - Integrante.
Profa. Dra. Bianca Santos Chisté
?Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras (2015 - Atual)
Descrição: O projeto de pesquisa ?Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras. objetiva refletir sobre as possibilidades que as imagens produzidas por crianças e professoras da educação infantil oferecem para construção de caminhos e práticas educativas na infância. O contexto do projeto será desenvolvido em uma Instituição Municipal de Educação Infantil de Rolim de Moura ? RO, com crianças de 03 a 05 anos e suas respectivas professoras. O projeto propõe uma pesquisa que de um modo geral podemos pensá-la, a partir de Leite (2014) na condição de uma pesquisa como experiência. Uma pesquisa que parte da entrega de filmadoras e de câmeras fotográficas as crianças e as professoras para que produzam imagens (vídeos e fotografias) dentro do espaço da educação infantil. Trata-se de colocar-se em movimento ao longo de uma linha arbitrária, permitindo-se expor-se, sair às ruas, deslocar-se dos saberes ditos e dados; um deslocamento do olhar que permite a experiência, não como vivência passiva de ser conduzida, comanda por algo que já está dado, mas como algo que vai se apresentado e nos comandando ao longo da pesquisa, arrastando- nos assim, segundo velocidades e lentidões variáveis num movimento de fuga ou de direções. Em suma, uma pesquisa com crianças que não se define pela ausência de protocolo, de modelo, não se define apenas pela existência de uma metodologia indeterminada; ela se define enfim, pela presença temporária, provisória e transitória dos caminhos encontrados. Enfim, que experiências emergem no tatear das possibilidades que encontramos nos caminhos da pesquisa com crianças, professoras e imagens? Sendo assim, e procurando criar os indicativos para esta reflexão, o presente trabalho manterá uma perspectiva de focar no que surge, aparece, emerge das experiências vividas e dos modos de afecções destas experiências no espaço da educação infantil, dos caminhos percorridos, para que com isso, possamos pensar a educação na infância..
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador / Cesar Donizeti Pereira Leite - Integrante / Luana Priscila de Oliveira - Integrante / Carla Fernanda Teixeira Santana - Integrante / Gilda Ramalho de Carvalho - Integrante / Catiane Monteiro Pacheco Souza - Integrante / Suellen Cristina A. de Araújo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
Profa. Dra. Flavine Assis de Miranda
Política de Educação Inclusiva na Amazônia: um olhar para as escolas do município de Rolim de Moura/RO (2015 - Atual)
Descrição: O estudo que ora propomos busca investigar sobre a política educacional de inclusão, seus fundamentos e bases, com foco específico para a inclusão de crianças com Síndrome de Down nos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas regulares de Rolim de Moura/RO. Tem o intuito de desvendar como se efetiva a inclusão de crianças com Síndrome de Down nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Rolim de Moura/RO. Para tanto busca conhecer como se deu a implementação da política de inclusão educacional para alunos com deficiência, como essa política se efetivou a partir de 2007, quando o município implanta o Conselho Municipal de Educação, e como essa política repercute na escola, no âmbito da gestão e da efetivação do ensino na sala de aula. Para a realização do estudo, propomos uma pesquisa educacional de abordagem qualitativa efetivada por meio de observações diretas em campo, entrevistas semiestruturadas com professores regentes de turma, gestores educacionais e conselheiros municipais de educação, além de análise bibliográfica e documental. Com isso esperamos identificar, mapear e descrever, nas escolas da rede pública de Rolim de Moura, como vem sendo efetivada a política de inclusão escolar. E poder contribuir significativamente na compreensão e orientação de uma política efetiva de educação inclusiva no município, bem como colaborar para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade no interior da Amazônia..
Integrantes: Flavine Assis de Miranda - Coordenador / Jeieli Lindiene da Silva Oliveira - Integrante.
Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz
Expressões culturais afrodescendentes no município de Rolim de Moura: saberesfazeres de resistência manifestos da família camponesa (2016 - Atual)
Descrição: O trabalho objetiva-se investigar as expressões culturais de camponeses negros manifestas no espaçotempo do município de Rolim de Moura, a fim de dar visibilidade às manifestações de valores, costumes, lendas, contos, histórias, folguedos, traços de religiosidade, danças, entre outras, que ainda estão presentes nessa cotidianidade desses povos. O estudo se deve ao fato de existir elementos relacionados a temática serem invisíveis para a população geral, academia e a população em geral. Desse modo, os sujeitos dessa ação , ao que parece, vivem no anonimato e, por vezes, são vitimados por preconceitos e discriminações ao manifestarem suas crenças e valores. Para o desenvolvimento da pesquisa será adotado um estudo de caso, com uma abordagem sociohistórica, utilizando-se como instrumento de coleta de informações a entrevista, questionário e a observação participante, envolvendo pessoas idosas, praticantes da cultura afrodescendentes, professores e discentes negros. Os resultados previstos é a divulgação dessas expressões culturais, produção de materiais de pesquisa para escolas de Rondônia e a diminuição dos preconceitos que existem por parte da população rolimourense.
Integrantes: Nelbi Alves da Cruz - Coordenador / Everaldo Lins Santana - Integrante.