Calendário

Apresentação

O curso de Pedagogia, proposto pelo Campus de Rolim de Moura, é uma proposta fundamentada na realidade dos espaços sociais, onde o futuro pedagogo irá realizar um exercício concreto de pensar uma educação pública que atenda aos interesses das classes populares, observando as perspectivas das transformações sociais, históricas e culturais. É por isso que o curso está estruturado fortemente pela prática do conhecimento. Os alunos, desde o início do curso, irão vivenciar o cotidiano das unidades de ensino que oferecem a Educação Infantil (Creches e Pré-Escolas) e as Séries Iniciais (1ª a 5ª séries) do Ensino fundamental, tendo como base e respaldo a realidade dessas unidades de ensino, nas quais poderão ensaiar inovações, testar e avaliar hipóteses pedagógicas.  O crescimento profissional e pessoal também será enriquecido pela vivência em seminários e em encontros ministrados por especialistas da área educacional.

 

Os pedagogos e pedagogas formados/as pelo Campus de Rolim de Moura poderão atuar como docentes de Educação Infantil e Anos iniciais do ensino Fundamental e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais (escolares e não escolares) e na produção e difusão do conhecimento nas áreas de sua formação e atuação. Os/as futuros/as pedagogos/as irão desenvolver habilidades pedagógicas e internalizar valores que lhes permitam realmente estar em sintonia com as exigências da sociedade, diante do dinamismo de suas mudanças e de suas contradições sociais, contribuindo de forma efetiva para a transformação da realidade educacional do contexto local, regional e até mesmo do país. A função primordial do Curso de Pedagogia da UNIR é a habilitação de educadores/as que possam entender que sua formação é um processo permanente e que se faz necessário recuperar o conceito de práxis como a união indissolúvel entre a teoria e prática. A formação deve abranger além de uma gama de conhecimentos, uma postura ante a realidade que lhes permita transcender o fenômeno escolar. Essa postura deve ser crítica contra as relações de produção capitalista e todas as formas de controle ideológico imposto pelas classes dominantes de nosso país e pelas agências multilaterais dos países imperialistas na forma de políticas educacionais. Pedagogos e pedagogas devem ser capazes de pensar, propor e intervir na educação vigente com vistas a torná-la um instrumento que contribua para a transformação social.

 

Objetivos

Implantar, desenvolver e avaliar uma ação pedagógica interdisciplinar no âmbito do curso de Pedagogia formando, em nível superior, educadores e educadoras a partir de uma concepção dialética de educação para atuarem na docência de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e na educação específica, diferenciada e multicultural escolar e não escolar; na gestão, no planejamento e na pesquisa como sujeitos comprometidos com o estudo da realidade educacional numa práxis transformadora.

 

Chefia do Departamento:  

Profª. Drª. Flávia Pansini - depedrm@unir.br 

Vice-chefia do Departamento:

Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva - paapdi@unir.br 

 

Contato

(69) 3449-3828

Cronograma de Atendimento da Chefia do Departamento de Educação  - Campus Rolim de Moura

HORÁRIO

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

8 AS 12 HORAS

matutino

Atendimento interno

Atendimento interno

Atendimento interno

Atendimento interno

Atendimento interno

14 as 18 horas

vespertino

Atendimento Externo

Atendimento Externo

Atendimento Externo

Atendimento Externo

 Atendimento Externo 

FAQ


<<
Dezembro 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
    
1
23
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031