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III Semana de Pedagogia "Qual lugar da criança na Pedagogia?"

Data da Publicação: 05/07/2018


A III Semana de Pedagogia é um evento que vem se consolidando como importante espaço para discutir as demandas atuais da educação, bem como, questões específicas, objetivando fortalecer o ensino. Organizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Walquíria Afonso da Costa, egressos do curso e pelo Departamento de Educação este ano tratará da temática “Qual o lugar da criança na Pedagogia?” na qual constitui-se como um espaço formal de debates, questionamentos e reflexões sobre os processos constitutivos da educação brasileira atendendo demandas da contemporaneidade e trazendo contribuições de cunho teórico-prático que possibilitem a efetivação de uma educação coerente com os princípios de democracia e de atendimento educacional cada vez mais qualitativo na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A III Semana de Pedagogia mantém objetivo geral das Semanas anteriores, qual seja: promover o debate sobre os problemas da educação brasileira, a difusão do conhecimento científico, as teorias da educação, as políticas educacionais e as práticas pedagógicas, além de possibilitar a integração científica, política e cultural, assim como a troca de experiência entre os participantes.

A temática “Qual o lugar da criança na Pedagogia?” proposta para a III Semana de Pedagogia parte dos seguintes questionamentos: Quais imagens de infância e de criança que só tem aqui (em Rondônia e região) e em nenhum outro lugar? O que pensam as crianças indígenas? Quais culturas infantis estão aí presentes? O que fazem as crianças quilombolas, as crianças que moram no campo? Qual a cultura infantil negra do norte do Brasil? Qual cultura amazônica permeia o universo das crianças? O que pensam as crianças e como se sentem no dia a dia da escola da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental? De que maneira as crianças estão presente na formação dos professores? Quais distanciamentos e aproximações os cursos de Pedagogia promovem em relação às crianças?

Este tema vai ao encontro das condições, das possibilidades e dos limites da interdisciplinaridade: as bases e fundamentos dos diálogos entre disciplinas; a convergência de códigos e linguagens disciplinares, mas também os seus limites e impasses; os sentidos, frequentemente ambíguos, polissémicos e mesmo dissonantes de conceitos diferenciadamente usados por distintas abordagens disciplinares; a configuração de novas ferramentas concetuais que favoreçam a interceção dos campos teóricos. A III Semana de Pedagogia convoca também estudos e pesquisas que se constituem numa base interdisciplinar, de forma a mostrar os resultados dos processos de construção de conhecimento gerado nos diálogos entre a psicologia, a sociologia, as ciências da educação, a geografia, as outras ciências sociais e humanas, as ciências cognitivas, as artes, o direito e as ciências políticas, etc. Estudos de diferentes áreas do conhecimento que devem ser capazes de criarem novas imagens sociais, de ampliar o conhecimento dos mundos de vida das crianças, de focalizar sob lentes mais nítidas os quotidianos, as práticas sociais, os modos de expressão cultural, os contextos de vida e as condições estruturais da infância, bem como, inventar e reinventar outras e maneiras do trabalho pedagógico com as crianças, uma prática docente mais próxima às crianças.

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